O Habeas Data é um grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP).

O Habeas Data é um grupo de pesquisa vinculado à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), contando com colaboradores tanto nacionais quanto internacionais.

Nosso objetivo principal é conduzir pesquisas empíricas sobre tópicos relevantes do Direito, visando a produção de conhecimento confiável sobre o funcionamento prático do sistema jurídico brasileiro. Para isso, adotamos uma abordagem multidimensional e interdisciplinar, aplicando métodos estatísticos, econométricos e de inteligência artificial tanto na análise quantitativa quanto qualitativa de dados judiciais.

As linhas de pesquisa do nosso grupo abrangem uma ampla variedade de temas, como acesso à justiça, judicialização da saúde, investigações criminais relacionadas à Operação Lava Jato, mediação e conciliação, entre outros. Em todas essas áreas, buscamos transcender a abordagem puramente doutrinária do Direito, compreendendo-o como um fenômeno complexo e multifacetado, passível de investigação empírica.

O Habeas Data reúne uma equipe diversificada de pesquisadores oriundos de diferentes campos do conhecimento, incluindo Direito, Economia, Administração, Ciência da Computação e Estatística. Essa multidisciplinaridade nos permite adotar uma abordagem inovadora e abrangente na resolução dos problemas de pesquisa. Além disso, mantemos colaborações e parcerias estratégicas com outros centros de pesquisa, instituições públicas e organizações da sociedade civil, fortalecendo ainda mais o nosso trabalho.